O Grupo NSC Comunicação divulgou na noite de ontem, dia 23 de Agosto, a primeira pesquisa com a intenção de votos dos catarinenses para a próxima eleição.
O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) aparece à frente na corrida das Eleições 2022 com 23% das intenções de voto. Em segundo lugar está Jorginho Mello (PL), com 16%, seguido por Esperidião Amin (PP), com 15%. Os dois candidatos estão em empate técnico na segunda colocação devido ao intervalo da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou menos.
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos confirmados para as eleições, Moisés teve 23% das respostas. Com a margem de erro, tem entre 20% e 26%. Jorginho, com 16%, com a margem de erro pode variar de 13% a 19%. Amin, que somou 15% na pesquisa, tem de 12% a 18%.
Na sequência da pesquisa aparecem Gean Loureiro (8%), Décio Lima (6%) e Tramontin (2%). Os outros quatro concorrentes têm 1% cada. Brancos e nulos somam 10%. Outros 17% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi realizada pelo instituto Ipec e foi feita entre os dias 20 e 23 agosto e entrevistou 800 pessoas em 39 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. Ela está registrada no TRE sob o número SC-01218/2022 e, no TSE sob o número BR-02226/2022.
REJEIÇÃO
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em qual candidato ao governo de SC o eleitor não votaria de jeito nenhum. Com 27%, Moisés teve a maior rejeição, seguido por Amin (17%), Décio (15%), Jorginho (9%) e Gean (7%). Outros 6% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer candidato. Os que não sabem ou não responderam à pergunta somaram 29%.
CHANCE DE VITÓRIA
Os entrevistados também responderam quem eles acreditam que vai vencer a eleição, independentemente da sua intenção de voto. Moisés também foi o mais citado nesta parte da pesquisa, com 26% dos entrevistados dizendo acreditar que ele vencerá a disputa. Jorginho (14%), Amin (11%) e Gean (8%) aparecem na sequência, em um empate técnico dentro da margem de erro. Os outros seis candidatos tiveram índices de no máximo 3%. Um total de 35% dos entrevistados não souberam responder.
FONTE: IPEC/NSC