Você já parou para pensar por onde passa o esgoto depois de dar descarga? De acordo com a Águas de Camboriú essa jornada é mais longa do que se pode imaginar e fundamental para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Atualmente, a concessionária já administra seis Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) localizadas em loteamentos da cidade. Em breve, a empresa deve iniciar, também, a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário do município. Em um sistema de esgotamento, portanto, o efluente passa por um complexo tratamento antes de retornar ao ambiente.

O esgoto produzido diariamente segue um longo caminho antes de voltar à natureza. Ao dar descarga, jogar água no ralo ou lavar a louça, os usuários do sistema de saneamento estão enviando uma grande quantidade de resíduos para uma rede de tubulações subterrâneas.

Essas tubulações levam o esgoto até as estações de tratamento, onde passa por um processo de limpeza em diversas etapas. O tratamento de esgoto é essencial para proteger a saúde pública e o meio ambiente. Ao entender o processo e a importância do saneamento básico, podemos colaborar para a preservação dos nossos recursos hídricos.