A Prefeitura de Balneário Camboriú avança na implementação de políticas públicas voltadas ao acolhimento e assistência a pessoas em situação de rua. Além do programa Resgate a Vida BC , o município busca agora estruturar o Consultório na Rua , uma estratégia do Ministério da Saúde dentro da Política Nacional de Atenção Básica .
A solicitação para trazer o programa para a cidade foi feita há 20 dias , e a Secretaria de Saúde já trabalha nos trâmites burocráticos e operacionais para viabilizar o serviço. O objetivo é oferecer atendimento integral à saúde dessa população de forma itinerante.
Como funciona o Consultório na Rua?
🚑 Atendimento móvel : Equipe multiprofissional percorrerá as ruas em um veículo adaptado como consultório.
👩⚕️ Equipe especializada : Médico, técnico de enfermagem, psicólogo e representante da Assistência Social fará os atendimentos.
📍 Acolhimento e encaminhamento : Além dos cuidados médicos, o programa integrará os moradores de rua a outros serviços sociais.
🗣️ “Nossa gestão prioriza a humanização. Oferecer este atendimento e serviços a essas pessoas está alinhado com nossa proposta de governo”, afirmou a prefeita Juliana Pavan .
A secretária de Saúde, Aline Leal , explicou que Balneário Camboriú já havia sido incluído no programa em 2023 , mas a iniciativa foi desativada por falta de produção . Por isso, foi necessário um novo pedido ao Governo Federal para garantir a continuidade do serviço.
Outros serviços oferecidos pela prefeitura
🏠 Casa de Passagem : Alimentação, higiene e acolhimento.
💊 Encaminhamento para tratamento : Apoio a substâncias químicas dependentes.
✈️ Retorno à cidade de origem : Contato com familiares para possível acolhimento.
💼 Oportunidades de emprego : Parceria com o **SiSistema Municipal de Emprego (SIME) .