A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação definiram as datas para as vistorias das vans de transporte escolar do primeiro semestre de 2025. O processo ocorrerá de 27 a 31 de janeiro, e os interessados devem agendar previamente um horário na Diretoria de Mobilidade Urbana, localizada na Prefeitura de Itajaí.

Para aprovação, além dos equipamentos de segurança obrigatórios, serão exigidos:

  • Alvará atualizado;
  • Seguro do veículo;
  • Tacógrafo em funcionamento;
  • Exame toxicológico do condutor;
  • Curso especializado para transporte escolar;
  • Cadastro de monitor(a);
  • Conformidade com a Lei nº 4703 de 22 de dezembro de 2006.

Os proprietários de vans com pendências terão até 4 de fevereiro para realizar a regularização. Após a vistoria, os veículos aprovados receberão um adesivo no para-brisas, identificando sua conformidade com as normas.

A Codetran reforça que é essencial manter todos os sistemas de segurança em dia, garantindo o bem-estar dos condutores e estudantes. Após o início do ano letivo, fiscalizações serão realizadas para identificar automóveis irregulares.

A reunião que definiu essas medidas contou com a participação do Coordenador de Trânsito de Itajaí, Leandro Ferreira, do Diretor de Mobilidade Urbana, Rosuel Krum, e dos servidores Celso Victorino e Jaceguay Zukoski.

Fonte: Informações do site da Prefeitura de Itajaí.