Detalhes como o arrasto, a rede, a canoa, que compõem a tradicional Pesca da Tainha, em Balneário Camboriú, foram repassados aos alunos do Jardim IIA, do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Cristo Luz, pelos próprios pescadores, durante a visita na Praia de Taquarinhas. O passeio dos aluninhos à Praia Agreste ocorreu esta semana, quando os pequenos foram recepcionados no Rancho dos Pescadores, onde ouviram “causos”, histórias de pescadores e ensinamentos sobre a pesca. O NEI Cristo Luz atende 104 crianças de 04 a 06 anos, da comunidade do bairro Vila Real, de Balneário Camboriú.

O passeio à praia está inserido nos ensinamentos e trabalhos feitos em sala de aula pela professora Fabiana Pinheiro, quando os alunos desenvolvem o Projeto Balneário Camboriú, que estuda a cultura do Município. A colonização, com foco no folclore como Boi de Mamão; a arquitetura açoriana; e a tradição da pesca, foram discutidas e trabalhadas em sala de aula através de contação de histórias, e trabalhos manuais. “A maioria dos nossos alunos são nascidos em Balneário Camboriú e estudar a cultura da cidade e entender a tradicional Pesca da Tainha, contada pelos próprios pescadores, e na praia, foi uma experiência incrível. Eles adoraram”, relata a gestora Laura Luiza do Nascimento.

Os alunos foram à Praia de Taquarinhas na manhã de terça-feira (30), em ônibus próprio, da Secretaria de Educação. Ao todo 16 crianças participaram do passeio, que foi monitorado por duas professoras, uma monitora do ônibus, e três integrantes da equipe gestora do Núcleo.