A Prefeitura de Itapema realizou uma palestra sobre saúde mental e a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1) para cerca de 50 colaboradores da empresa Versátil. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e do Programa Saúde do Trabalhador (PST), e aconteceu a pedido da própria empresa.
Durante o encontro, a equipe do PST apresentou as principais diretrizes da NR1, que trata do gerenciamento de riscos ocupacionais, com destaque para a identificação e prevenção dos riscos psicossociais. Os participantes também discutiram práticas de combate ao estresse e ao esgotamento profissional, além de refletir sobre a construção de ambientes de trabalho mais seguros e acolhedores.
O secretário de Saúde, Fabrício Lazzari, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado na promoção da saúde dos trabalhadores. Segundo ele, cuidar da saúde do trabalhador representa um investimento tanto na qualidade de vida das pessoas quanto na produtividade das empresas.
Empresas interessadas em receber ações educativas do Programa Saúde do Trabalhador podem contatar a Vigilância Sanitária, localizada no Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS), na Rua 119 A, nº 130, 2º andar, no Centro de Itapema. O atendimento também pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (47) 3267-1529.
