O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Balneário Camboriú registrou um número elevado de faltas em consultas durante novembro, especialmente nas áreas de radiologia e odontopediatria. A Secretaria de Saúde faz um apelo para que pacientes confirmados compareçam às consultas ou façam o cancelamento com antecedência mínima de 48 horas, para não comprometer o atendimento de outras pessoas.

Entre 1º e 30 de novembro, foram contabilizadas 231 ausências. Os maiores índices ocorreram com o radiologista, somando 62 faltas (26,84%), e na odontopediatria, com 53 faltas (22,94%). Segundo a coordenadora do CEO, Iris Monia Steckelberg, a ausência sem aviso impede a redistribuição das vagas e prejudica o uso adequado dos recursos públicos.

Na odontopediatria, mesmo com a confirmação das consultas no dia anterior, muitos pacientes não comparecem. “Isso impede que outra criança ocupe a vaga, impacta o fluxo, deixa profissionais ociosos e aumenta as filas de remarcação”, explicou Iris.

A agenda para novos atendimentos no CEO será reaberta no dia 5 de janeiro de 2026, porém com número reduzido de vagas devido às férias dos profissionais. Por isso, a Secretaria reforça a importância da presença nas consultas agendadas para garantir a continuidade do atendimento à população.