A Emasa está promovendo uma grande reforma nos dez filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Balneário Camboriú. A modernização deve ser concluída até dezembro, antes da temporada de verão.
A obra inclui a troca do material filtrante, que agora será o Filtralite — uma tecnologia que amplia o tempo de filtragem e reduz a necessidade de lavagens. Dos dez filtros, apenas oito estavam em funcionamento, sem manutenção há anos. Agora, além de renovar os ativos, os dois filtros inoperantes também serão recuperados.
A prefeita Juliana Pavan destaca que o investimento de R$ 7,5 milhões reforça o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar da população. O diretor da Emasa, Auri Pavoni, afirma que a ação garantirá mais eficiência no tratamento dos 115 milhões de litros de água consumidos diariamente na cidade.
Além da troca do material, os filtros recebem nova pintura interna, correções estruturais e ajustes hidráulicos para permitir o funcionamento simultâneo de todos. A expectativa é que, com a obra concluída, Balneário Camboriú esteja ainda mais preparada para períodos de alta demanda.
