Seis dos principais monumentos de Itajaí ganharam iluminação cênica em LED, transformando o visual noturno da cidade e destacando seu valor histórico e cultural. A nova iluminação foi inaugurada com uma cerimônia em frente ao Museu Histórico, com a presença de autoridades e moradores.
Entre os prédios que agora brilham à noite estão o Palácio Marcos Konder (sede do museu), a Casa da Cultura Dide Brandão, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, o Teatro Municipal, o Mercado Público e a Casa Lins, sede da Fundação Genésio Miranda Lins.
“É uma perfeição. A cidade ficou mais bonita. Eu gostei da iluminação da igreja. Quem me segue no Instagram sabe que eu sou apaixonada pela Matriz”, comentou a balconista Alcireide Xavier, que há 12 anos trocou Natal por Itajaí.
Além de embelezar a paisagem urbana, a tecnologia de LED utilizada nos prédios é eficiente e econômica, podendo gerar até 85% de economia no consumo de energia pública. O padrão técnico segue o mesmo modelo utilizado na iluminação da Igreja Matriz, que recebeu 523 equipamentos entre projetores e luminárias.
Veja a quantidade de equipamentos instalados nos demais prédios:
-
Casa da Cultura Dide Brandão: 95 projetores
-
Mercado Público: 44 projetores
-
Museu Histórico: 97 equipamentos
-
Palácio Marcos Konder: 120 projetores e luminárias
-
Teatro Municipal: 46 equipamentos
“Essa iluminação valoriza nosso patrimônio e reforça a identidade histórica de Itajaí. O projeto foi aprovado pelo Conselho do Patrimônio e busca ressaltar a importância desses espaços para a cultura local”, afirmou Sandra Vanzuita, diretora da Fundação Genésio Miranda Lins.
Durante todo o mês de junho, os prédios serão iluminados nas cores amarelo e azul, em celebração aos 165 anos de Itajaí. Em outras datas comemorativas, as cores poderão ser alteradas.
“A nova iluminação chega em um momento especial, no mês de aniversário da cidade. É uma forma de mostrar que aqui tem cultura, tem arte e compromisso com a preservação da nossa história”, declarou Anna Carolina Martins, superintendente das Fundações de Itajaí.
O projeto também visa promover a valorização turística, com mais segurança, visibilidade e atratividade para moradores e visitantes. “Nossa cidade está mais bonita e mais bem cuidada. Estamos preservando e valorizando os espaços públicos e históricos de Itajaí”, concluiu o prefeito Robison Coelho.