A Prefeitura de Balneário Camboriú deu um novo passo rumo à modernização urbana com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O contrato, firmado nesta segunda-feira (31) em São Paulo (SP) pela prefeita Juliana Pavan, viabiliza a modelagem do projeto de Smart Cities para o município, com previsão de entrega em sete meses.
O investimento de R$ 2,7 milhões será ressarcido futuramente por meio da concessão dos serviços, ficando o concessionário responsável pelo pagamento. Entre as inovações previstas, destaca-se a modernização da iluminação pública, com um sistema de georreferenciamento dos postes, controle inteligente da luminosidade e detecção automática de lâmpadas queimadas. Além disso, todas as luminárias serão substituídas por LEDs, garantindo mais eficiência e segurança para a população.
“A iluminação pública, além de demonstrar nosso cuidado com a zeladoria da cidade, também é um fator essencial para a segurança. Com essa modernização, garantimos ruas mais iluminadas, eficientes e seguras”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.
Além da parceria com a Fipe, a prefeita visitou a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) para conhecer o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à habitação de baixa e média renda. O programa permite que o município disponibilize terrenos para construção de moradias, garantindo também melhorias no entorno, como praças, postos de saúde e escolas.
“Balneário Camboriú enfrenta um grande desafio na questão habitacional. Com a valorização do metro quadrado, muitos trabalhadores essenciais já não conseguem morar aqui. Precisamos buscar soluções viáveis, e conhecer modelos bem-sucedidos nos ajuda a construir uma política habitacional eficiente”, destacou Juliana Pavan