A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, inicia na próxima segunda-feira (10) uma obra de macrodrenagem ao norte da Praia Central. Os preparativos já surgiram quinta-feira (6), nesta com a montagem do canteiro de obras e o posicionamento dos primeiros equipamentos e galerias no local. A execução do projeto seguirá com a preparação do terreno para viabilizar o andamento da obra.
O secretário de Planejamento Urbano, Carlos Humberto Silva, destacou que, a partir de segunda-feira (10), os proprietários dos primeiros quiosques e pontos de milho serão oficialmente notificados e terão um prazo para desocupar a área. “Estamos conduzindo esse processo com transparência e diálogo, garantindo que todos os comerciantes sejam informados com antecedência e tenham tempo hábil para se organizar”, afirmou.
A macrodrenagem é um passo essencial para minimizar alagamentos e dar continuidade à reurbanização da Praia Central. “As fortes chuvas impactam diretamente nossa orla, levando à perda de parte da faixa de areia. Essa obra, a maior de macrodrenagem do Brasil, é fundamental para proteger a praia e permitir as melhorias planejadas”, explicou o secretário.
Sobre o projeto
A macrodrenagem faz parte de um grande investimento em infraestrutura para conter enchentes e garantir o escoamento eficiente das águas pluviais na área central da cidade. O projeto prevê a instalação de galerias de concreto armado de grande porte para melhorar a mudança urbana e minimizar os impactos das chuvas intensas.
Na primeira etapa, que atenderá a região norte, serão instaladas 5.290 unidades de galerias pré-fabricadas , além da construção de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km , conectando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia.