A espera de mais de uma década finalmente chegou ao fim para os moradores de Itajaí e Brusque, com a liberação de duas novas alças viárias na interseção da SC-486, a Rodovia Antônio Heil, com a BR-101. A obra promete desafogar um dos pontos de maior congestionamento do litoral norte catarinense, garantindo mais fluidez ao tráfego na região.
A entrega oficial ocorreu nesta sexta-feira (28), com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry do Aldo, e do vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti, além de outras autoridades. A iniciativa faz parte do Programa Estrada Boa, que prevê mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos para infraestrutura viária no estado.
Melhorias no Trânsito
As novas alças liberadas garantem três conexões estratégicas:
- Acesso da BR-101, sentido Joinville, para a SC-486 (Brusque);
- Ligação inversa, no sentido Balneário Camboriú-Itajaí;
- Uma terceira conexão para aumentar a fluidez no tráfego da região.
Minutos após a liberação, já era perceptível a melhoria no fluxo de veículos, reduzindo pontos de retenção.
Próximas Etapas
Segundo o vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti, a obra avança conforme o cronograma, e em cerca de 50 dias, mais duas alças serão liberadas. Além disso, para o próximo ano, está prevista a inauguração de um novo viaduto, o que consolidará ainda mais as melhorias viárias na região.
“Esta é uma luta nossa desde 2015. O governador Jorginho, com menos de dois anos de governo, já havia nos prometido que faria a obra. Hoje, ele veio vistoriar e liberar duas alças. Em mais uns 50 dias, liberamos as outras duas, e no próximo ano, inauguraremos o novo viaduto. Governador, muito obrigado”, declarou Angioletti.
Com essa intervenção, espera-se um impacto positivo para motoristas, moradores e transportadores, tornando a mobilidade mais eficiente e segura no acesso entre Itajaí, Brusque e Balneário Camboriú.