Investimentos em saneamento básico estimulam o turismo e impactam diretamente na cadeia econômica local. Uma das justificativas apontadas pelos especialistas para explicar este estímulo é a despoluição de rios, lagos e mares. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo.

Além disso, com o setor valorizado, a geração de renda aumenta para os trabalhadores da área e para os comerciantes locais. Dados do Painel Saneamento Brasil apontam que há grande diferença no que diz respeito à renda do trabalho no turismo das pessoas com saneamento básico e os que residem em locais sem acesso aos mesmos serviços.

Conforme a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, a balneabilidade das águas, aliada a investimentos em infraestrutura, é determinante para a escolha de um destino turístico, por isso é tão fundamental que a cidade possua o seu sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Estima-se que, no Brasil, a diferença salarial desses trabalhadores é de cerca de R$ 1.200. Como cerca de 75% dos visitantes que a cidade recebe é em razão do turismo, a implementação do sistema de esgoto, projeto que vem sendo colocado em prática pela Águas de Camboriú, é considerada imprescindível para a manutenção da atividade no município.

Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook: www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e no Instagram: @aguasdecamboriusc.