O esforço por um consumo mais consciente de água é importante para o futuro. Muita água é desperdiçada em atividades corriqueiras no cotidiano das casas. A economia passa por algumas mudanças de hábitos e só é preciso saber por onde começar. Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, explica que um bom primeiro passo para quem quer reduzir o desperdiço de água é investigar a existência de vazamentos dentro da residência. Eles são uma das principais fontes de desperdício de água no Brasil e avaliações periódicas em canos, hidrômetro e caixa d’água ajudam a prevenir o problema.

A concessionária tem investido de forma constante na  educação ambiental, incentivando o consumidor a fazer uso da água de maneira mais racional, evitando o desperdício e garantindo que a distribuição de água possa chegar a mais pessoas, pois água é um bem vital e finito. Mesmo com todos os investimentos da concessionária, a reservação adequada é fundamental ..

As atividades que mais desperdiçam água são as de rotina, como deixar a descarga vazando, não usar ou deixar de fazer a manutenção da boia na caixa d’água, deixar a mangueira ligada durante toda a noite e usar a força da água da mangueira para “varrer” a calçada ao invés de usar a vassoura. Mesmo com a previsão de boas chuvas para o início deste ano, os cuidados ainda devem ser constantes, de maneira a prolongar a água disponível.

COMO ECONOMIZAR

Escovar os dentes com a torneira aberta consome 80 litros de água. Uma mangueira ligada por meia hora consome 560 litros de água. Banhos longos ou deixar crianças brincando com a água corrente, por sua vez, podem consumir até 180 litros de água. Essas são tarefas diárias que podem acarretar os desperdícios, uma vez que tornam o gasto muito maior do que o necessário, principalmente em condomínios, onde o consumo é maior devido à pressão da água.

Para saber mais sobre a Águas de Camboriú acesse as redes sociais da empresa no endereço: www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e Instagram: @aguasdecamboriusc.