Por três dias, o Bairro Estaleiro volta a sediar um evento tradicional com muito peixe e atrações artísticas. É a Festa da Tainha, que ocorre de 5 a 7 de agosto, depois de um hiato de dois anos em razão das restrições da pandemia de Covid-19.
O evento está na 11ª edição e celebra a pesca artesanal. Com entrada gratuita, a festa será na Rodovia Interpraias, esquina com a Rua Domingos Fonseca, bem perto da praia, das 10h30 às 0h (exceto dia 5, primeiro dia, quando o local abrirá a partir das 18h30).
Os três dias serão uma oportunidade para a população e turistas saborearem pratos típicos da região e da época, principalmente a tainha, o grande destaque. Além do peixe, serão comercializados churrasco, pinhão, pastel, quentão, entre outros pratos. Tudo em uma área coberta com quase mil metros quadrados, com mesas e cadeiras, tendas gastronômicas e Espaço Kids para a diversão da criançada. A festa terá ainda dez câmeras de segurança e equipe de limpeza e zeladoria.
Na programação, estão previstas atrações culturais, como apresentações de música, dança e arte circense (confira no fim do texto). Haverá exposição e venda de artesanato do grupo Estaleiro da Arte, além de uma oficina de elementos da cultura popular em argila.
Promovida pela Associação dos Moradores do Estaleiro (AME), a festa tem apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.