Iniciam nesta semana, as reuniões setoriais para o trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e elaboração do Plano de Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú. O primeiro encontro com a participação popular, será nesta segunda-feira (27), com a região que compreende os bairros: das Nações, Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores. A reunião será às 19h, no CEM Presidente Médici – Rua Paraguai, 1005, Nações.
Esta é a terceira etapa do plano, e contempla seis reuniões dividas por regiões da cidade (cronograma no fim da matéria), e toda comunidade está convidada a participar e contribuir. Também já está no ar um canal virtual de comunicação, através do site da Emasa: https://www.emasa.com.br/emasa/programas-e-projetos/plano-municipal-de-saneamento-basico com consulta pública online, para coletar informações. Além de materiais informativos como folder e cartilha, e o calendário das reuniões.
Durante os encontros, além de contextualizar sobre o PMSB para os próximos 20 anos, a necessidade da revisão do plano, a importância da participação popular, e o papel de cada ator nesse processo, serão apresentados as etapas de elaboração e o cronograma de execução das atividades. Também serão expostos dados sobre o saneamento de Balneário Camboriú; e vídeos e as boas práticas da sociedade no dia a dia de uma cidade. Os presentes receberão um formulário com perguntas e campo para livre para explanação sobre o tema.
Nesta etapa, ocorre o levantamento de dados e informações que possibilitará a construção do diagnóstico da situação atual dos sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo de águas pluviais, que vai analisar os avanços no setor de saneamento do Município desde 2012, quando foi concluído o PMSB existente. “O objetivo dessa etapa é coletar informações e fazer o levantamento de dados, para a construção do diagnóstico a partir da percepção da população, e a construção de um planejamento efetivo para os próximos 20 anos, que será executado na etapa seguinte”, explica a fiscal de Saúde Pública da Emasa, Tânia Pedrelli.
A revisão do PMSB ocorre em cinco etapas: 1. Apresentação do Plano de Trabalho Consolidado (PTC); 2. Mobilização e Participação social; 3. Levantamento de dados e informações; 4. Prognóstico; 5. Minuta do Projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico. Com a primeira etapa concluída, a segunda contempla a formação e capacitação dos Comitês; o mapeamento dos atores locais e as formas de organização social da população, para promover a participação em torno do PMSB em todas as áreas do município.